Cirurgia Oral, Implantologia, Prostodontia

Como é feito um implante dentário?

A colocação de um implante dentário obedece ao cumprimento de um rigoroso protocolo cirúrgico com a finalidade de estabilizar o implante dentro do osso com a devida retenção (fixação de um pino no maxilar) para servir de apoio para a colocação de um dente.

 

 

Avaliação inicial

 

Antes de realizar a cirurgia para a colocação do implante, o médico dentista pode solicitar alguns exames que permitem visualizar melhor a localização dos dentes, a qualidade e estrutura óssea e quais os dentes que deverão ser substituídos.

 

Após essa avaliação inicial, o médico dentista realiza os procedimentos normais relativos às condições de assepsia e profilaxia, e, posteriormente, é administrada a anestesia local.

 

 

Intervenção cirúrgica para colocação de implante dentário

 

Após a anestesia, se for necessário, procede-se à excisão de algum dente. Caso contrário, a área de osso onde se planeou previamente colocar o implante é exposta através de um corte e afastamento da gengiva e pela ação de brocas próprias é efetuado um orifício ou canal nesse osso, onde se irá colocar o implante dentário.

 

Depois de implantado, a gengiva é suturada, ficando-se aguardar a natural osteointegração do implante, procedendo-se de imediato à colocação de dentes artificiais (prótese fixa provisória), ou meses mais tarde (prótese fixa definitiva).

 

No caso de não existir osso em quantidade e qualidade suficiente, a cirurgia de implante dentário com enxerto ósseo já implica o acrescento de osso, normalmente sintético, que se irá integrar com o osso natural de forma a permitir aumentar a área de osso a envolver o implante e assim aumentar a sua retentividade e durabilidade.

 

 

Tempo de recuperação após colocação de implante dentário

 

No implante dentário tradicional o encaixe e adaptação do dente no implante demora em média 6 meses para os dentes superiores e 4 meses para dentes inferiores.

 

Após a cirurgia, o médico dentista irá prescrever alguns analgésicos e anti-inflamatórios que ajudarão na recuperação.

 

O repouso é fundamental nas primeiras 24 horas, mas é importante evitar esforços e fazer atividade física na primeira semana.

 

Após a integração do implante dentário no osso (osteointegração), será colocada uma coroa fixa definitiva, ficando com o aspeto de um dente natural.