Your address will show here +12 34 56 78

ORTODONTIA

A ortodontia é uma especialidade da medicina dentária responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentárias e faciais.


Todas as pessoas procuram ter um sorriso bonito, mas além da preocupação estética, deve ser primordial manter-se uma boa saúde oral. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.


As irregularidades dentárias também causam problemas de mastigação, que podem originar dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.


O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.



Como sei se necessito de realizar um tratamento ortodôntico?


A importância de um sorriso atraente não deve ser subestimada, visto que uma aparência agradável é um atributo vital para a autoestima e confiança de qualquer pessoa.


Por isso, o primeiro passo para saber se necessita de realizar um tratamento ortodôntico é marcar uma consulta com o seu médico dentista.


Com base num exame clínico, radiografias, moldes de gesso dos seus dentes e/ ou fotografias, o médico dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável para o seu caso e desenvolver um plano de tratamento.



Problemas que podem ser resolvidos com um tratamento ortodôntico


Sobremordida – corresponde a uma má oclusão vertical, originada pela sobreposição aumentada dos dentes superiores anteriores em relação aos dentes inferiores, ou seja, quando há um trespasse vertical acima do normal. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.


Prognatismo – é uma deformidade dento-esquelética ou dento-facial, na qual a mandíbula se encontra projetada para a frente de forma inadequada. Os pacientes com prognatismo, normalmente apresentam mordida cruzada e um perfil facial côncavo.


Mordida cruzada – ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior, ficando os dentes mais próximos da bochecha ou da língua, deixando o sorriso torto.


Mordida aberta – corresponde à ausência de contacto entre os dentes superiores e inferiores quando ocorre o encerramento bucal.


Diastemas – é a existência de espaço extra entre dentes, mais frequentemente observado nos dois dentes frontais da arcada superior.


Apinhamento – é um mau posicionamento dentário que se deve a uma falta de espaço, no qual os dentes não se encontram alinhados. Além do problema estético, pode ainda ter outros efeitos negativos como aumento do risco de cáries e de doença das gengivas que acontecem, principalmente, pela maior dificuldade em escovar corretamente os dentes.



Quais os tipos de aparelhos dentários que existem?


Os aparelhos dentários ou aparelhos ortodônticos são utilizados como ferramentas de correção do deficiente posicionamento dos dentes.


Atualmente, existem várias soluções disponíveis no mercado, distinguindo-se não só a nível estético como funcional. Descubra os vários tipos de aparelhos dentários:


Aparelho Dentário Invisível

Este aparelho dentário é composto por um conjunto de alinhadores transparentes e removíveis que se encaixam nos dentes, dispensando outros componentes. Produzido à medida de cada paciente, este tratamento desencadeia o movimento dos dentes trocando periodicamente de alinhador, até atingir o resultado final. Na Medical flash, utilizamos o sistema inovador Invisalign.


Aparelho Dentário Fixo Convencional

O aparelho dentário fixo é talvez a solução mais conhecida. Recorrendo a bandas metálicas, brackets colados aos dentes, arcos e elásticos, este aparelho aplica forças nos dentes que permitem alterar progressivamente a sua posição e corrigir dentes desalinhados.


Aparelho Dentário Removível

Este tipo de aparelho removível, embora seja muito indicado para crianças, também tem sido uma alternativa muito procurada por adultos dada a sua praticidade no tratamento. O paciente pode retirá-lo quando quiser da boca, o que torna a higienização muito mais simples e traz alívio para a hora das refeições.


Aparelho Dentário Lingual

O aparelho lingual é um aparelho fixo em que os brackets são colocados na parte interna dos dentes, ficando completamente invisíveis. Habitualmente utilizado em casos mais simples e rápidos, o aparelho dentário lingual é uma ótima solução para os pacientes que preferem um tratamento que não seja muito visível.

Implantologia

Reabilitação oral com pagamento a prestações

11 de Março, 2022

A Medical flash posiciona-se no mercado de forma diferenciada, com uma vasta experiência na área da reabilitação oral através de implantes dentários.&...

Cirurgia Oral

Como é feito um implante dentário?

18 de Fevereiro, 2022

A colocação de um implante dentário obedece ao cumprimento de um rigoroso protocolo cirúrgico com a finalidade de estabilizar o implante dentro do oss...

Branqueamento Dentário

Tudo o que deve saber sobre branqueamentos dentários

5 de Janeiro, 2022

O branqueamento dentário é um tratamento dentário estético que torna os dentes mais brancos sem os danificar, melhorando a estética do seu sorriso.&nb...