PROSTODONTIA
A prostodontia é a área da medicina dentária que permite a substituição de dentes perdidos, restabelecendo as funções mastigatórias, estéticas e fonéticas.
São muitas as possibilidades de tratamento que a prostodontia pode oferecer para a restituição de dentes perdidos. Os procedimentos mais frequentes em prostodontia incluem a realização de tratamentos usando próteses fixas ou removíveis, sobre dentes ou sobre implantes, totais ou parciais.
Os tratamentos podem também ser removíveis, parciais ou totais, através da utilização de próteses acrílicas ou esqueléticas.
Próteses fixas
As próteses fixas são, sem dúvida, a melhor solução de tratamento para recuperar dentes perdidos e as razões são várias. Além de permitirem recobrir de forma artificial um dente que está parcial ou totalmente destruído, também permitem uma estética e função excelentes, aumentando a segurança e autoestima do paciente.
A prótese fixa pode ser unitária, parcial ou total.
As coroas ou prótese parciais fixas são a melhor opção em casos de ausência de um ou mais dentes ou quando estes estão destruídos ou muito desgastados e podem ser aplicadas sobre dentes ou sobre implantes.
Pode-se recorrer a uma coroa para fazer uma restauração unitária, ou seja, a reconstrução apenas de um dente, ou para reconstruir mais do que um dente na mesma região (ponte dentária).
A ponte dentária é uma prótese fixa que fica acoplada em dentes naturais ou implantes, sendo que estes funcionam como suporte primário para a prótese, restaurando assim os dentes de uma região parcialmente desdentada.
Próteses removíveis
A Medical flash proporciona-lhe também soluções de reabilitação com próteses removíveis, que em certos casos, podem permitir um conforto e qualidade de vida satisfatórios.
As próteses removíveis também podem ser totais ou parciais e caracterizam-se pela capacidade de serem removidas e recolocadas na boca pelo próprio paciente.
Estes géneros de próteses podem assentar nas gengivas ou nos dentes mais próximos, embora nalguns casos, também possam ser suportadas por implantes dentários. Quando comparadas com as próteses fixas, as próteses removíveis possuem algumas limitações em termos funcionais e estéticos, no entanto, representam uma alternativa viável para substituição de dentes perdidos.
As próteses removíveis podem ser acrílicas ou esqueléticas.
Com base em metal, as próteses esqueléticas podem levar ganchos para um melhor conforto do paciente e estão indicadas apenas para pacientes com dentes naturais. A adaptação a este tipo de prótese é bastante mais fácil porque são pouco volumosas.
As próteses acrílicas é o ideal para pacientes com poucos ou nenhum dente e apoiam-se apenas sobre as gengivas, apesar de poderem ter ganchos para retenção ou redes e barras para reforço. Estas próteses são mais volumosas que as próteses esqueléticas, principalmente no maxilar superior.

Reabilitação oral com pagamento a prestações
11 de Março, 2022A Medical flash posiciona-se no mercado de forma diferenciada, com uma vasta experiência na área da reabilitação oral através de implantes dentários.&...

Como é feito um implante dentário?
18 de Fevereiro, 2022A colocação de um implante dentário obedece ao cumprimento de um rigoroso protocolo cirúrgico com a finalidade de estabilizar o implante dentro do oss...

Tudo o que deve saber sobre branqueamentos dentários
5 de Janeiro, 2022O branqueamento dentário é um tratamento dentário estético que torna os dentes mais brancos sem os danificar, melhorando a estética do seu sorriso.&nb...

Como limpar os dentes com aparelho ortodôntico?
10 de Dezembro, 2021Os aparelhos dentários fazem mais do que melhorar o sorriso, visto que a correção dentária também contribui para uma boa oclusão. A oclusão dentá...